´Passaram vírus de um para o outro fora do ambiente hospitalar´, diz Vilas-Boas

Fábio Vilas-Boas
GOVBa

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, descartou hoje que esteja havendo um surto da Covid-19 entre pacientes internados no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus. "O hospital é moderno, o sistema de ar condicionado é central e há um distanciamento seguro entre pacientes",  assegurou. Médicos, enfermeiros e técnicos que atuam na unidade já testaram positivo. Um médico que atuava na unidade, morreu, vítima da doença. Anteontem, dos 12 casos testados positivos em Ilhéus, nove eram de servidores da instituição.

De acordo com Vilas-Boas "profissionais passaram vírus um para o outro fora do ambiente hospitalar". Essa mesma tese também é defendida pelo secretário municipal da Saúde, Geraldo Magela, considerando que, os profissionais atuam, também, em outras unidades hospitalares do município, o que torna mais complexo o controle. É o exemplo do infectologista Júlio Guzman, que está na UTI do Hospital de Ilhéus, recuperando-se da doença. Ele é diretor-médico do Hospital São José e trabalha também no Costa do Cacau.

Ontem à tarde o Jornal Bahia Online entrou em contato com o diretor do HRCC, médico Almir Gonçalves. Ele disse que só se pronunciaria hoje pois estava transportando um paciente. Em Ilhéus há mais de 30 profissionais da saúde contaminados pelo vírus.